SPACEBR SHOW 2023

FAB encerra participação na SpaceBR Show 2023

Terceira edição da maior feira de tecnologia espacial reuniu, em São Paulo, cerca de 5 mil visitantes e 120 expositores
Publicada em: 15/05/2023 18:54
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Eniele Santos
Edição: Agência Força Aérea

Entre os dias  09 e 11 de maio, aconteceu em São Paulo (SP) a SpaceBR Show, um evento que reuniu especialistas em exploração espacial e tecnologia para discutir o futuro da indústria espacial no Brasil e no mundo. Com palestras, workshops e exposições, o evento contou com a presença de renomados cientistas, empresários e engenheiros do setor.

Entre os temas abordados nas palestras estavam o desenvolvimento de tecnologias espaciais, a exploração de recursos em outros planetas e a criação de satélites para comunicação e observação da Terra. Os palestrantes apresentaram projetos inovadores e debateram questões importantes para o futuro da exploração espacial, como a sustentabilidade e a segurança das missões.

Nesta terceira edição, mais de 120 expositores participaram do evento, dentre os quais a Força Aérea Brasileira (FAB) que, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e seus  órgãos interligados - Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) -, pôde mostrar aos estudantes e profissionais do setor seus principais produtos voltados para a área aeroespacial, como os foguetes VSB-30, VC-30, VS-40 e VS-50, e os satélites ITASAT-1 e Sport (já lançados em órbita), além do ITASAT-2, que se encontra em desenvolvimento.

De acordo com o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, que esteve presente no terceiro dia de feira, a participação da Força Aérea em eventos desta natureza é essencial para que se possa mostrar para a sociedade os produtos desenvolvidos em prol do Brasil, garantindo a sustentabilidade e a segurança do país.

“Estarmos em uma feira como essa é importante para termos uma visão ampla das novas tecnologias. Aqui eu pude ver a evolução dos satélites e a utilização multidisciplinar deles, quer na agricultura, quer no imageamento e mapeamento”, destacou o Comandante.

Eventos simultâneos

Além da SpaceBR Show 2023, no mesmo local ocorreram também duas grandes feiras, a MundoGEO Connect, sobre geotecnologias; e a DroneShow, sobre drones.

Na DroneShow, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), responsável por regulamentar o acesso ao espaço aéreo por drones no Brasil, apresentou ao público novas tecnologias do setor e tirou dúvidas sobre as normas de regulamentação de voos de aeronaves não tripuladas, bem como o sistema de solicitação de voo – o SARPAS.

Assim, também a par das novas regulamentações de drones no Brasil, o Tenente-Brigadeiro Damasceno falou sobre a profusão dessa atividade, que devido ao crescimento de seu uso, requer normas de controle. “O DECEA, com o sistema SARPAS, em uma nova geração, faz o controle que evolui concomitantemente ao crescimento das tecnologias relacionadas aos drones. Assim, o Departamento desenvolve ainda tecnologias para a implementação dos veículos elétricos com decolagem vertical (eVTOLs) e a regulamentação deles e da circulação aérea geral”, explicou.  

Incentivando talentos

Por contar com a participação de expositores de todo o Brasil, a feira reúne grandes e jovens talentos. Um deles é a equipe de foguete Kosmos, formada por estudantes de engenharia aeronáutica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que expôs no evento um foguete de 3km de apogeu, o VLK (Veículo Lançador Kosmos), o qual utiliza um motor de propelente sólido.

“Estes jovens são uma inspiração para nós e nos motivam a ajudá-los ainda mais, apresentando, por exemplo, as instalações do ITA e do IAE. O objetivo deles é lançar o seu próprio veículo em Alcântara. Acredito que podemos unir nossa capacidade industrial e nossa disposição em ajudar o Brasil com a determinação desses jovens em contribuir para seu país", concluiu o Comandante da Aeronáutica.

Fotos: Sargento Müller Marin / CECOMSAER